Nossos amigos labradores AMAM a hora do banho, porque AMAM água, mas ao mesmo tempo que amam banho, amam também nadar na lama, tomar banho de chuva, entrar debaixo da torneira, nadar etc…
Os pelos dos labradores são grossos e impermeáveis, além de terem duas camadas: uma mais macia por baixo, que o mantém quente e uma mais grossa do lado de fora que ajuda a repelir a água. Você pode perceber que na hora do banho é até difícil molhar o corpo do seu labrador.
Geralmente, dar banho em labradores é muito tranquilo, pois sentem prazer em ter o contato com a água e normalmente não tentam fugir nessa hora, nem se desesperam. Mas, em todos os casos, podem haver cães com um temperamento mais hiperativo que vão querer correr, pular, puxar a mangueira e cavar a água (rs), mas se você tiver uma temperatura de água adequada, um local específico, um tom de comando e alguma assistência não será nenhum bicho de sete cabeças.
Dar banho frequentemente de forma correta no seu cão vai auxiliar para que ele tenha pelo e pele saudáveis. São inúmeras as vantagens de se dar banho no seu cão em casa, então aí vão algumas dicas e perguntas frequentes:
Qual o processo do banho?
Coloque algodão no ouvido do labrador antes do banho, ouvido molhado causa otite. Comece molhando todo o corpo do animal, de forma delicada, aos poucos, muito cuidado para não molhar os ouvidos. Aplique o shampoo, e massageie os pelos e a pele por toda a sua extensão, melhor deixar para lavar a cabeça ao final. Utilize uma toalha molhada com shampoo para limpar a face do animal, isso evita entrar água no ouvido e de pingar shampoo no olhos. Após esse processo enxague e tire todo o shampoo do pelo e pele do seu cãozinho, preste atença na região da virilha, entre os dedos e axilas. Se necessário aplique o shampoo novamente e repita o processo. Deixe-o sacudir e seque-o por completo.
Utilize o momento do banho para inspecionar seu animal, seus dentes, entre os dedos, seu ouvido, passe a mão nas mamas, é muito comum os donos detectarem problemas durante o banho dos animais, como nódulos por exemplo.
A partir de qual idade meu cachorro pode começar a tomar banhos?
Os cães filhotes podem tomar banho, mas os cuidados devem ser redobrados, além de ser importante acostumá-lo com o banho desde cedo para que seja uma tarefa tranquila quando ele se tornar um adulto.
Podem tomar banho a partir do momento em que são separados da mãe, ou seja, a partir de um mês vida. Não é recomendável banho antes dessa idade, pois a mãe identifica seus filhotes pelo cheiro e sem ele pode causar rejeição.
Não use produtos que não são específicos para cães. Não o mande para tomar banho em Pet-shop antes que tenha tomado todas as vacinas.
De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cão?
Isso vai depender da condição do seu cão ou dolocal onde ele vive, essa frequência pode ser de uma vez por semana, a cada 15 dias ou mensalmente ( esse último mais indicado no inverno). O importante é que se faça o serviço completo, não deixar o cão molhado e os ouvidos úmidos, evite deixar seu cão se secar sozinho, isso pode lhe trazer problemas de saúde.
Atenção, banho em excesso não é bom para o cão, pois pode tirar sua proteção natural, evite dar mais de um banho por semana!
Antes do banho.
Sempre bom escovar os pelos antes do banho para que os pelos mortos sejam retirados, isso auxilia em uma melhor penetração do shampoo e do sabonete.
Onde dar banho?
Pode ser no seu banheiro, no seu quintal, no canil, tanto faz. Importante que não seja um local escorregadio, se for um dia frio um local que seja protegido do vento.
Qual a temperatura ideal da água?
Sempre de morna para fria, nunca quente ou gelada. Água quente é muito prejudicial para a pelagem do animal, totalmente contraindicada.
Quais produtos utilizar?
De preferencia produtos indicados para animais de estimação. Não use sabão de coco (esses de cozinha) porque irrita a pele e tem um PH inadequado para animais, evite shampoo ou sabonetes para humanos. Existem os produtos de coco, que auxiliam na limpeza profunda dos pelos, mas utilize os que foram desenvolvidos para cães, fica a dica.
Existem shampoos para todo tipo de pelagem, para pele sensível, antiparasitários contra pulga e carrapato, para pelo claro ou escuro, etc. Escolha o que achar mais ideal para o seu labrador.
Como secar meu cachorro?
Pode-se usar uma toalha de banho, seque o máximo que puder. Como os labradores tem o pelo mais denso, é bom usar um secador. Não tenha preguiça ao secar, faço isso para que ele não desenvolva problemas de pele.
Ao terminar o banho.
Ofereça um agrado, um petisco, faça um mimo. Assim ele irá associar o banho a algo bom e vai ficar feliz, ao invés de ouvir a palavra “banho” e sair correndo ele irá ficar super animado.
♥ Depois de seguir essas dicas seu lab ficará brilhando e cheiroso, pronto para brincar e se sujar todinho de novo. ♥