Se você nunca ouviu falar de EIC, com certeza já deve ter visto sem saber. Nesta pequena publicação vamos falar sobre um dos problema genéticos que podem acometer nossos Labradores.
O Colapso Induzido por Exercício (IEC) é uma doença hereditária de característica recessiva, a qual é representada por fraqueza muscular, dificuldade para se locomover e que resulta em colapso após intensa atividade física (5 à 20min). É uma causa muito comum de intolerância ao exercício em cães Labradores jovens. A recuperação do animal após o colapso é gradual, podendo ocorrer o óbito durante a crise. A idade em que os sinais aparecem pela primeira vez varia desde 5 meses até 3 anos de idade no animal. É diagnosticada mais comumente em cães da raça Labrador e mestiços da raça Labrador.
Diagnóstico:
O diagnóstico é feito pelo veterinário através dos sinais clínicos, após o primeiro colapso, muitas vezes já e tarde, pois o colapso pode causar a morte. Maior parte da população (criadores e tutores) desconhece é que o diagnóstico precoce desta enfermidade pode ser feito mesmo antes do primeiro colapso, inclusive no animal recém nascido. O Diagnóstico é feito através de exame de DNA, disponível tanto em laboratórios do exterior como do Brasil, onde se observa a presença ou não da mutação genética. Este teste demostra se o animal tem a doença, se o mesmo é normal ou e o mesmo é portador silencioso da mutação Saiba mais aqui sobre este teste de DNA.
Prevenção:
A prevenção deste problema genético pode ser realizada em exames nos pais antes da reprodução.
Alerta:
Muito cuidado com criadores que cruza os animais de forma aleatória, sem se preocupar com o grau de parentesco, sem realizar os exames necessário para verificação da predisposição genética do animal.
Converse com criador, faça pergunta, pesquise sobre a raça.