Labrador em apartamento ou casa pequena?

muitos cães

 

Quando alguém comenta ou publica que cria seu labrador ou pet de médio/grande porte em um apartamento, chove de críticas “apedrejamento virtual” situações comuns em rede social.

Criar pets é muito mais que isso, espaço ajuda?

Uma pergunta que me faço sempre, porém com meu tempo de criação pude perceber que espaço não é tão fundamental assim.

Meu primeiro pet foi um Labrador, era um cão muito agitado e ativo, morávamos em um pequeno barraco de fundo no lote de minha mãe, ele não tinha acesso ao quintal, ficava o tempo todo dentro de casa, poderíamos dizer que criamos um labrador dentro de um apartamento de  40m². Porém tinha um grande diferencial, TEMPO, saímos com ele em média 6x ao dia, foi educado a fazer suas necessidades sempre fora, às 6 horas da manhã eu estava com ele em área verde, sempre antes de ir trabalho, durante o dia meus filhos tinham os horários para sair com ele, quando retornava do trabalho sai novamente com ele em área verde, às 23 horas estava com ele na rua.

Ele tinha um dia dia bem ativo, então quase não notávamos que tinha uma labrador em casa, não destruía nada em casa, bom não vamos dizer nada, foram alguns sapatos, sandálias mais nada além do anormal. Infelizmente o perdi com tempo, mais suas lembranças guardo em memória.

Hoje, tenho espaço, porém me falta tempo e o tempo que tenho muitas vezes não tenho muito desejo de sair para rua, atualmente temos 02 (dois) labradores e 01 (um) Golden, os labradores são perfeitos para sair, tranquilos, andam lado a lado, porém já o Golden, super agitados, um cão muito predominante, devido as poucas vezes que saímos com ele, notamos a diferença entre as criações, entre sair diariamente e sair esporadicamente.

Quando temos mais tempo para sair, leva-lo para nadar nos finais de semana ele se torna um cão mais calmo, menos destruidor, mais quando não temos essa rotina, ele fica agitado, late bastante, destroem tudo que se ver pela frente.

O pet não é questão de espaço, é tempo que dedicamos para ele, o pet deve fazer parte da família, parte do dia a dia, é essencial caminhadas, jogar bolinha, deixa-los fazer parte do ambiente familiar, para ele não ficar estressado em um espaço grande e sozinho.

 

 

 

Compartilha se você gostou.

Picture of Cleomar Dias
Cleomar Dias

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialização em Governança de TI. Criador da Raça Labrador Retriever a mais de 10 anos, foi proprietário do Canil Cléo Labradors, Administrador da FanPage Labrador Brasília.
Compartilhando e centralizando matéria e artigos sobre pets.